• Pró-Carnívoros
  • Pró-Carnívoros
  • Pró-Carnívoros
  • Pró-Carnívoros
  • Pró-Carnívoros
  • Pró-Carnívoros
Projetos Finalizados

Usina Ambiental

Equipe Executora:

Biólogo Ricardo Boulhosa/Bióloga Juliana Demori Fernandes - Pró-Carnívoros
MSc. Micheli Kowalczuk Machado - FAAT - Faculdades Atibaia
Biólogo Francisco Chen de Araújo - CENAP/ICMBio

Estagiários

Andréia Sampaio dos Santos
Cintia Aparecida do Nascimento
Conceição Aparecida Ferreira Egidio
Érica Cristina Cardoso Ribeiro
Mie Kato
Ivanildo Soares da Rocha

Descrição do Projeto

O Projeto Usina Ambiental tem como área de atuação o entorno da Área de Proteção Ambiental Represa Bairro da Usina em Atibaia –SP onde está localizada a sede do CENAP. Esta represa foi construída em 1928 para a geração de energia e chegou a atender durante sua operação, além de Atibaia, as cidades de Jarinu, Bragança Paulista e Bom Jesus dos Perdões. Em janeiro de 1970 encerrou suas atividades, já que a Companhia Energética de São Paulo na época assumiu o sistema de fornecimento de energia da cidade. Devido a sua importância ambiental em 04 de setembro de 1986 criou-se a APA Represa Bairro da Usina instituída pela Lei Estadual 5.280 que engloba uma faixa ao redor do reservatório com o objetivo de proteção da área de mananciais. Embora protegida por lei a região da APA e a área ao seu redor vêm passando por diversos impactos ambientais tais como uso e ocupação desordenada do solo, lixo deixado em lugares inapropriados inclusive no reservatório, turismo realizado de forma predatória e até casos de caça de animais silvestres na região. Neste sentido é fundamental que a comunidade inserida neste contexto possa ter a oportunidade de refletir sobre suas ações bem como pensar em propostas para minimizar os problemas.
A educação ambiental pode possibilitar a interligação e contribuir para a
conservação do meio ambiente considerando os aspectos naturais, econômicos, sociais, culturais e históricos. Para tanto serão envolvidos no projeto três grupos: estudantes, moradores e alunos da escola local em atividades específicas divididas em uma metodologia participativa dividida nas seguintes fases:
1) Realização de parcerias com instituições locais visando fortalecer a proposta;
2) Capacitação dos Agentes Ambientais;
3) Intervenção com as crianças;
4) Intervenção com os adultos;
5) Avaliação e Divulgação dos Resultados do Projeto;
6) Treinamento dos educadores.

Como um dos resultados será publicado material paradidático (1000 exemplares) produzido de forma participativa durante a realização das atividades propostas. Espera-se que este projeto possa ser referência para propostas futuras que ampliem a área de atuação. 

Objetivo principal: O Projeto Usina Ambiental visa promover a educação ambiental nesta localidade, por meio de atividades desenvolvidas pelo CENAP em pareceria com a FAAT – Faculdades Atibaia, Instituto Pró-Carnívoros e Escola Municipal Educador Paulo Freire. 
O principal objetivo é aproximar a comunidade do Bairro da Usina das atividades do mencionado centro de pesquisa e das instituições parceiras, por meio de oficinas participativas a serem desenvolvidas com a população local e seus estudantes.

 

 

 

< voltar

Instituto Pró-Carnívoros Av. Horácio Neto, 1030 - Parque Edmundo Zanoni - Atibaia / SP - 12945-01011 4411 6966