Nenhuma foto neste projeto!
Projetos Finalizados

Impacto das Atividades Antrópicas sobre a Diversidade de Mamíferos no Cerrado

Coordenador do projeto:

Rogério Cunha de Paula

Descrição do Projeto

Porque o projeto é importante

A crescente exploração econômica do Cerrado adjunto à falta de leis efetivas de proteção, têm contribuído seriamente para a destruição deste ecossistema. A perda e fragmentação de habitats, são os principais efeitos provenientes das atividades humanas realizadas nestes ambientes, alterando a densidade populacional e reduzindo a biodiversidade. Devido a isso, pretende-se com este projeto avaliar os impactos das atividades antrópicas nas populações de mamíferos de médio e grande porte neste ecossistema.

O Parque Nacional da Serra da Canastra, Minas Gerais, local de alta biodiversidade e equivalente pressão antrópica nas áreas adjacentes, é o local que sedia o projeto. A fauna de mamíferos do parque é representativa quanto à biodiversidade e importância ecológica; espécies como tamanduá-bandeira, tatu-canastra, anta, veado-campeiro, entre outras. Com relação aos carnívoros, 15 das 18 espécies ocorrentes no Cerrado, enriquecem a fauna local. Dentre estas, espécies importantes, como o lobo-guará e gato-palheiro. O desenvolvimento econômico na região, como em todo ecossistema, tem pressionado as espécies. A adaptação destas espécies às diversas atividades humanas será avaliada para que seja determinado o impacto e seu grau às diferentes espécies.

Os dados obtidos serão utilizados na sugestão de planos de ação emergenciais de proteção do Cerrado, e conservação da diversidade da mastofauna, a um nível regional e nacional. A área vem sendo estudada desde 1999. A primeira fase do projeto se constituiu de um levantamento da mastofauna de médio e grande porte local e entrevistas referentes as atividades econômicas e envolvimento da população com a fauna. A segunda fase se iniciou em janeiro de 2001.

O projeto contou com o apoio institucional do Parque Nacional da Serra da Canastra - IBAMA, e financeiro da Walt Disney Foundation, Wildlife Conservation Society - WCS e WWF.

< voltar

Instituto Pró-Carnívoros Av. Horácio Neto, 1030 - Parque Edmundo Zanoni - Atibaia / SP - 12945-01011 4411 6966