Nenhuma foto neste projeto!
Projetos

Gatos do Mato - Brasil

Coordenador do projeto:

Tadeu Gomes de Oliveira

 
Equipe executora parte Ecologia:

Tadeu Gomes de Oliveira
Marcos Adriano Tortato
Carlos Benhur Kasper
Fábio Dias Mazim
Rosane Vera Marques
José Bonifácio Garcia Soares
Rogério Cunha de Paula
Thieres Pinto
Adilson Schneider
Gitana Nunes Cavalcanti
Cynthia Soares


Equipe executora parte Reintrodução/Biologia Reprodutiva:

Katia Cassaro
Mara Cristina Marques
Tais Scatena
Márcio Motta
Lilian Rampim
Anna Paula Pereira


Equipe executora parte Genética:

Eduardo Eizirik
Tatiane Campos Trigo
Sandro L. Bonatto


Equipe executora parte Doenças:

Cláudia Filoni
José Luiz Catão Dias
Betina Metzger

Descrição do Projeto

O Projeto Gatos do Mato – Brasil é um estudo multidisciplinar de larga escala sobre felídeos brasileiros. Iniciado em 2004 com um estudo sobre a biologia, distribuição e conservação do gato-do-mato (Leopardus tigrinus), mas que logo se expandiu para incluir estudos com as demais espécies de felinos encontrados no Brasil, daí a terminologia “Gatos do Mato  - Brasil “ (aludindo a todos os Felidae e a atuação de norte a sul do país). O Projeto conta hoje com mais de 20 participantes, atuando em 9 estados e em todos os biomas do país, à exceção momentânea do Pantanal. Estamos em constante expansão de áreas de campo, pesquisadores participantes e áreas de atuação.

Os felinos Neotropicais estão entre os menos conhecidos no mundo, sendo poucas as informações sobre a ecologia e conservação destas espécies. Por estarem listados como ameaçados de extinção – em diferentes categorias ao longo de suas áreas de ocorrência, este projeto busca entender melhor diferentes aspectos envolvidos na conservação destas espécies e, assim, estabelecer possíveis estratégias para garantir a sobrevivência a longo prazo dos felinos = “gatos do mato” brasileiros em seus diferentes habitats. Entre as ações desenvolvidas pelo projeto, podemos destacar os estudos de área de vida, uso de habitat, hábitos alimentares, distribuição, genética, estimativas de abundância, reprodução, doenças, predação a animais domésticos, ameaças e status de conservação. Uma ação pioneira em estudo por este projeto é a análise da re-introdução de animais nascidos em cativeiro como uma ferramenta para a conservação dos pequenos felídeos.

Objetivos:

- Conduzir estudos de ecologia (telemetria) para determinar área de vida, padrão de atividade, hábitos alimentares, movimentação diária e outros dados das espécies de menor porte;
- Avaliar o potencial da re-introdução como ferramenta à conservação dos pequenos felídeos;
- Acessar a área de distribuição geográfica e a composição genética das populações de gato-do-mato;
- Verificar a ocorrência de híbridos com outros felídeos Neotropicais dentro das populações de gato do mato pequeno – gato palheiro e gato do mato;
- Acessar a composição das comunidades das espécies e as estimativas de densidade para todos os biomas brasileiros;
- Acessar os dados básicos sobre a reprodução dos pequenos felinos;
- Identificar as doenças que afetam as populações de vida livre e cativeiro;
- Determinar as principais ameaças e o status de conservação para as diferentes áreas do Brasil.

Dados sobre a composição das comunidades das espécies e estimativas de abundância têm sido obtidos através do uso de armadilhas fotográficas, inclusive utilizando câmeras desenvolvidas por participantes da equipe, as quais se mostraram altamente eficientes e com uma relação custo/benefício muito melhor do que as marcas tradicionais.  Análises de fezes têm possibilitado saber mais sobre as dietas dessas espécies, estudos genéticos têm focado em determinar as unidades evolutivas do gato do mato pequeno, dados sobre a biologia reprodutiva das espécies têm sido coletados de animais de cativeiro, e o uso da telemetria tem trazido dados sobre movimentação, área de vida e padrão de atividade.

Instituições envolvidas: Instituto Pró-Carnívoros, UEMA, CENAP/ICMBio, UFRGS, Zoológico de São Paulo, Caipora, AQUASIS, MCT-PUCRS, PUCRS, Pró-Vida Brasil, USP, UNESP. 

< voltar

Instituto Pró-Carnívoros Av. Horácio Neto, 1030 - Parque Edmundo Zanoni - Atibaia / SP - 12945-01011 4411 6966