O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Foi fundada no Brasil em 1996, está sediada em Atibaia - SP e tem projetos a campo em diversos pontos do país.

[+] Saiba mais

promoções ecologicamente
Notícias
09/08/11

Instituto participa de reunião que discute a criação de Museu Interativo em Atibaia



O presidente da Câmara, Emil Ono, esteve na tarde de quarta-feira, dia 3 de agosto, em um encontro com o chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), Ronaldo Gonçalves Morato. Estiveram presentes também a diretora da Escola Municipal Paulo Freire, Vivian Kimura, e representantes da ONG Pró-Carnívoros, Ricardo Boulhosa e José Carlos Colletti.

O encontro teve como objetivo discutir um projeto voltado para a construção de um Museu Interativo em Atibaia, que seria construído em terreno ao lado da sede do CENAP, que fica no bairro da Usina. Seria o primeiro museu do gênero no Brasil. Como a área é da Prefeitura, o Poder Executivo teria que fazer a cessão do terreno como contrapartida para a construção do museu.

Emil, como presidente da Câmara, será o interlocutor entre o CENAP e a Prefeitura para debater a viabilização do projeto. “Marcarei uma reunião o quanto antes com o prefeito para agilizarmos esse processo e não mediremos esforços para que esse projeto tão importante para a cidade e para a região seja executado”, afirmou Emil.

No Museu Interativo, crianças e visitantes teriam a possibilidade de mexer nos esqueletos e peles de animais, além de enxergar materiais genéticos através de microscópios. “Seria um mecanismo de divulgação das nossas pesquisas, além de uma forma de difundir o conhecimento socioambiental junto à sociedade civil”, explicou Ronaldo Morato.

No prédio do CENAP já existem laboratórios, salas de pesquisas e um auditório para a realização de atividades e palestras ligadas à área de preservação ambiental. Com a construção do museu, e por meio de uma parceria com a escola do bairro - a Escola Municipal Paulo Freire - esses locais serviriam para trabalhar também a questão da educação ambiental.

“Ainda não há recursos, mas o projeto já foi encaminhado para o BNDES. É um projeto de grande relevância, por ser o primeiro do gênero no Brasil”, afirmou.


Autor:Assessoria de imprensa Câmara Municipal da Estância de Atibaia

Fonte:http://www.atibaia.com.br/noticias/noticia.asp?numero=22751

< voltar
Instituto Pró-Carnívoros Av. Horácio Neto, 1030 - Parque Edmundo Zanoni - Atibaia / SP - 12945-01011 4411 6966