O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Foi fundada no Brasil em 1996, está sediada em Atibaia - SP e tem projetos a campo em diversos pontos do país.

[+] Saiba mais

promoções ecologicamente
Notícias
18/01/11

Exemplar do menor tamanduá do mundo é devolvido à mata no PA



Um exemplar de tamanduaí (Cyclopes didactylus), menor espécie de tamanduá do mundo, foi encontrado por turistas quando tentava atravessar a rodovia PA 481, em Barcarena, a 123 km de Belém.

O raro animal, que quase nunca desce das árvores, e portanto é um dos menos estudados da fauna brasileira, tem cerca de 15 cm de comprimento (sem a cauda) e 300 gramas de peso, segundo informações do Ibama, órgão a que foi entregue.

O tamanduaí foi levado ao instituto dentro de uma caixa de sapato na sexta-feira (14). Depois de examinado, foi devolvido a uma área de floresta.

Animal de hábitos noturnos, o tamanduaí passa o dia enrolado nas copas das árvores e se alimenta principalmente de formigas. De acordo com o Ibama, há registros da espécie nos estados da região amazônica e, menos frequentemente, no Nordeste.

O tamanduaí não está incluído na lista dos animais ameaçados de extinção. Não se sabe ao certo quão abundante é a a espécie, que vem sofrendo com a destruição das florestas e a sua captura para virar animal de estimação.

A maior espécie de tamanduá existente é o tamanduá-bandeira, que pode pesar 50 kg e medir até 2 metros, contando a cauda, e está ameaçada de extinção, segundo o Ibama.


Autor:Globo Natureza

Fonte:http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/01/18/65297-exemplar-do-menor-tamandua-do-mundo-e-devolvido-a-mata-no-pa.html

< voltar
Instituto Pró-Carnívoros Av. Horácio Neto, 1030 - Parque Edmundo Zanoni - Atibaia / SP - 12945-01011 4411 6966