O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Foi fundada no Brasil em 1996, está sediada em Atibaia - SP e tem projetos a campo em diversos pontos do país.

[+] Saiba mais

promoções ecologicamente
Notícias
21/12/10

Onça Anhanguera será reintegrada à natureza




Amanhã, dia 21, às 10h, o animal receberá na ONG Mata Ciliar os últimos preparativos para voltar ao seu habitat natural.

A onça parda (suçuarana) atropelada na Via Anhanguera que se recupera na Associação Mata Ciliar receberá amanhã, dia 21, um radio colar e um microchip para monitoramento e identificação antes de ser levada de volta à natureza. A ação faz parte da parceria entre a CCR AutoBAn e a Mata Ciliar por meio do projeto socioambiental Guardiões da Mata.

Em entrevista coletiva à imprensa, amanhã, às 10h, representantes ONG Mata Ciliar e da CCR AutoBAn passarão as informações sobre como está o processo de reabilitação e reintegração da onça ao seu habitat natural.

Na ocasião, os jornalistas poderão assistir aos procedimentos de implantação do rádio-colar e do microchip que serão realizados no animal anestesiado.

O caso

No dia 14/9/2009 uma onça parda macho, de aproximadamente um ano, foi resgatada na altura do km 71 da Via Anhanguera após ser atropelada. A operação envolveu Corpo de Bombeiros, Associação Mata Ciliar, CCR AutoBAn, Polícia Ambiental e Defesa Civil. Com ferimentos leves — o animal que recebeu o nome Anhanguera — foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da ONG Mata Ciliar, em Jundiaí. Após mais de um ano em cativeiro, com cuidados especiais e sem contato humano, a suçuarana será encaminhada a um recinto apropriado, dentro de uma floresta da região, para que possa fortalecer seus músculos e reaprender a caçar. Depois, será definitivamente solta e seu processo de reintegração à natureza continuará sendo monitorado pelo rádio-colar via telemetria.

Projeto Guardiões da Mata

Preocupada com a preservação da biodiversidade da região no entorno do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, a CCR AutoBAn firmou parceria com a Associação Mata Ciliar por meio do Projeto Guardiões da Mata. Nele, todo animal silvestre resgatado com vida nas rodovias é encaminhado à ONG, em Jundiaí, para ser reabilitado e reintegrado à natureza. Com o projeto, a Concessionária também atua na educação ambiental das comunidades sob sua influência a fim de contribuir para a preservação da fauna e da flora regional.

Pauta: Reintegração da Onça Anhanguera à natureza

Local: Sede da Associação Mata Ciliar – Av. Emílio Antonon, nº 1000- Chácara Aeroporto - Jundiaí

Horário: Início às 10h

Coletiva

Implantação do rádio-colar e do microchip na onça

Contato: Jenny Magalhães – (11) 9602-4579 ou 4589-4151


Autor:Assessoria de Comunicação da CCR AutoBan

Fonte:http://abcr.org.br/noticias/noticia.php?cod=46069

< voltar
Instituto Pró-Carnívoros Av. Horácio Neto, 1030 - Parque Edmundo Zanoni - Atibaia / SP - 12945-01011 4411 6966