O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Foi fundada no Brasil em 1996, está sediada em Atibaia - SP e tem projetos a campo em diversos pontos do país.

[+] Saiba mais

promoções ecologicamente
Clipping
25/07/10

COMUNICADO OFICIAL



O Instituto Pró-Carnívoros parabeniza a Polícia Federal e o IBAMA pela Operação Jaguar, que identificou a ação de um grupo que oferecia “safáris de caça” em importantes biomas do território brasileiro.

Como é de conhecimento de nossos parceiros, patrocinadores e colaboradores, o Instituto Pró-Carnívoros entre suas atividades de pesquisa, estuda a ecologia da onça-pintada desde sua fundação em 1996. Durante esse longo período de atividade, animais foram capturados para que pudéssemos aparelhá-los com equipamentos de telemetria (colares), que permitem que os animais sejam acompanhados. Ressaltamos que em algumas situações, utilizamos ex-caçadores de onças – que nos asseguravam que não mais exerciam atividades de caça ilegal – como prestadores de serviços ocasionais. No entanto, nossa equipe também utiliza outros métodos de captura e a captura com cães é utilizada em situações específicas.  O Instituto esclarece ainda que esses caçadores nunca fizeram parte de seu quadro de pessoal, nem de seu corpo técnico.

Finalmente, esclarecemos que o Instituto Pró-Carnívoros é uma organização não-governamental completamente independente, que mantém colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, através de seu Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), ligado ao IBAMA no passado. Não fazemos parte, nem somos um programa ou projeto do IBAMA, como vem sendo erroneamente interpretado e divulgado pela mídia.


Autor:RB

< voltar
Instituto Pró-Carnívoros Av. Horácio Neto, 1030 - Parque Edmundo Zanoni - Atibaia / SP - 12945-01011 4411 6966