O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Foi fundada no Brasil em 1996, está sediada em Atibaia - SP e tem projetos a campo em diversos pontos do país.

[+] Saiba mais

promoções ecologicamente
Atropelamentos

 

O atropelamento de fauna silvestre é um fator de pressão negativa importante sobre as populações naturais destas espécies. Alguns pesquisadores têm constatado que os carnívoros são os mais atingidos, por este motivo o Pró-Carnívoros está voltando sua atenção também para este problema.

Informações necessárias

Ao dirigir, respeite o limite de velocidade e ande até abaixo dele próximos de Unidades de Conservação - Parques e Reservas. Evite trafegar nos horários de crepúsculo, quando os animais são mais ativos. Diminua a velocidade ao passar próximo de rios, os animais são frequentes nestes locais.  


O que devo fazer ao ver um animal silvestre atropelado?

Para sua segurança, não pare na pista. O acostamento das rodovias deve ser utilizado apenas para situações de emergência.
 

Anote a estrada, a quilometragem na estrada, se era de terra, de asfalto, a espécie de animal que você acha que era, as condições do tempo (chuva, neblina, etc), data, hora, se foi você que atropelou, se presenciou o atropelamento ou se apenas encontrou a carcaça já morta. Posteriormente você passará estas informações para a Pró-Carnívoros preenchendo este formulário.
 

Se a estrada está sob responsabilidade de uma concessionária, você deve imediatamente informá-los sobre o atropelamento. Eles devem providenciar o socorro do animal se este estiver ferido ou a retirada da carcaça, se já estiver morto. Se não for retirada do local, a carcaça poderá atrair animais carniceiros para a pista e logo estes também poderão ser atropelados.
 

Se você decidir parar no acostamento para observar melhor o animal, o que não recomendamos, lembre-se: Não toque no animal. Se ele estiver ferido poderá ferir você. Mesmo morto, pode lhe transmitir doenças muito perigosas. Se for fotografar, lembre-se de colocar algo ao lado da carcaça para servir de parâmetro do tamanho (uma caneta, uma caixa de fósforos, etc).
 O que vai ser feito com as informações que eu fornecer?

Sua informação será somada à de outros motoristas e com o tempo esperamos poder apontar, neste site, rodovias e trechos específicos com maior número de ocorrências relatadas pelos internautas.

Com isso:
• antes de sair em viagem você poderá checar se vai passar por algum trecho muito citado e, assim, dirigir com cuidado nestas áreas;
• Jornais, escolas, ONGs, e pesquisadores de universidades próximas destes locais poderão se voltar para o problema procurando a melhor solução local;
• Eventualmente, em casos em que fique registrada taxa expressiva de acidentes com fauna, o Pró-Carnívoros poderá diretamente promover ações para comprovar cientificamente o relatado pelos internautas e encaminhar soluções.

Participe!
 

Clique aqui para abrir o formulário de atropelamentos.

< voltar
Instituto Pró-Carnívoros Av. Horácio Neto, 1030 - Parque Edmundo Zanoni - Atibaia / SP - 12945-01011 4411 6966